Açúcar - A Maior Droga da História da Humanidade
- Luana Paiva
- 2 de out. de 2015
- 7 min de leitura
Você acha que Cocaína é ruim para o cérebro? Então, você mudará a maneira de pensar sobre o Açúcar.
Comprovado científicamente o açúcar é o maior responsável por doenças de pele, insônia, enxaqueca e diversas outras doenças seríssimas.
Comer alimentos ricos em açúcar acende seu cérebro em uma ressonância magnética “como uma árvore de Natal”, o Dr. Mark Hyman, MD, fundador e diretor médico do UltraWellness Center, disse durante uma entrevista recente sobre HuffPost Live. A parte do cérebro que ilumina é a mesma parte do cérebro que é acionado por cocaína ou heroína, de acordo com pesquisa realizada pelaDr. David Ludwig, MD, Ph.D.
O filme “Uma verdade Inconveniente” lança luz sobre os hábitos pouco saudáveis que a indústria de alimentos americana incutiu em nós, e que é preciso mudar, a fim de levar uma vida mais saudável. “Nós temos tanto poder quanto os consumidores”, disse Soechtig HuffPost Live.
Seu cérebro sob o Poder do Açúcar
Te deixa inquieto, mexe com a sua mente, e sempre deixa você querendo mais e agora os pesquisadores estão impondo o governo para regular os doces como uma droga.
O Açúcar é pior para você do que, digamos, a Cocaína?
De acordo com um artigo de 2012 na revista Nature, é uma substância tóxica que deve ser regulamentada como tabaco e álcool. Pesquisadores apontam para estudos que mostram que o excesso de açúcar (tanto na forma de sacarose natural e de alta frutose xarope de milho), não só nos gera gordura, como também causa estragos em nosso fígado, suja o nosso metabolismo, prejudica a função cerebral, e pode deixar-nos suscetíveis a doenças cardíacas, diabetes, até mesmo câncer. Até o momento, não foi tomada nenhuma ação federal (defensores culpar os lobistas da indústria), e especialistas dizem, simplesmente, que sensibilização não é suficiente, especialmente quando 80% das nossas escolhas alimentares contêm açúcar. “É como assistir a um acidente de trem em câmera lenta”, diz a co-autora Laura Schmidt, Ph.D., pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Francisco.
Foram feitos diversos vídeos nos EUA mesmo que com um objetivo cômico, mas demonstra realmente o nível de dependência dessa droga nas crianças. Os pais disseram aos filhos que comeram/deram fim em todos os doces deles e vejam as reações. Assistam o vídeo abaixo e transfira a reação dessas crianças para adultos viciados em crack, por exemplo.

***
No entanto, após o choque de ouvir a notícia, muitos de nós deu de ombros e voltou para nossos cupcakes. A verdade é, as mulheres em seus 20 e 30 anos já podem sentir os efeitos do excesso de açúcar, mesmo sem perceber. Vejam alguns abaixo:
Stress
Comer compulsivamente. Você pode sentir o desejo de inalar um saco de M & M ou devorar uma caixa de biscoitos. Mas o impulso é mais profundo. Pesquisadores de abuso de substâncias têm realizado exames cerebrais nesses assuntos. O que eles viram se assemelha a mente de um viciado em drogas: Quando degustação açúcar, o cérebro acende nas mesmas regiões como seria em um alcoólatra com uma garrafa de gin. Recompensa chamados químicos-espinhos e reforça o desejo de dopamina de ter sempre mais. (Açúcar também alimenta o hormônio serotonina Calmante.)
Ganho de peso Inexplicável
Você deve ficar longe de hambúrgueres e refrigerantes. Mas o açúcar, é todo o resto. Quando o pâncreas detecta o açúcar, o corpo libera insulina, o que faz com que as células do fígado, músculo, tecido adiposo levam a glicose do sangue, armazenando-o como glicogénio. Comer muito de uma vez faz com que os níveis de insulina aumentam e, em seguida, caiam. O resultaldo? Você se sente cansado, e então quer mais sustento para animar. E come açúcar de novo… MAS….Açúcares não ajudam. “Os adoçantes artificiais vão para a parte do cérebro associada ao desejo, mas não para a parte responsável pela recompensa,” diz o Dr. Gene-Jack Wang, pesquisador do Laboratório Nacional Brookhaven em Upton, Nova York. Nem eles desencadeiam a liberação dos hormônios da saciedade que o açúcar quer, assim você é mais propensos a consumir mais calorias.
Falta de Atenção
Apagando no meio de uma reunião? Pesquisa fora da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, afirmam que as formas de açúcares nos radicais livres na membrana do cérebro comprometem a capacidade das células nervosas de se comunicarem. Isso poderia ter repercussões na forma de como nós nos lembramos das instruções, ideias de processo e como lidamos com os nossos humores, diz Fernando Gómez-Pinilla, Ph.D., autor do estudo da UCLA.
O Envelhecimento da Pele
Açúcar provoca o envelhecimento precoce, assim como cigarros. Com a pele jovem (geralmente menos de 35 anos), quando as estruturas de colágeno suportam a pele e a elastina quebram com exposição de radicais livres, as células se repararam. Mas quando o açúcar viaja na pele, seus componentes causam ligações cruzadas impedindo o transito de aminoácidos. Estas ligações cruzadas emperrar o mecanismo de reparação e, ao longo do tempo, deixa rugas prematuras.
Uma vez que a correção forma ligações cruzadas, eles não vão unir, de modo a manter a ingestão de açúcar para o mais próximo de zero possível. “É o inimigo”, diz o Dr. William Danby, um dermatologista com Dartmouth Medical School, em New Hampshire. Evite refrigerantes e processados doces e pacotes de açúcar e use canela, assim como cravo, orégano, gengibre e alho.
Exercícios Físicos
Músculos precisam de açúcar para o combustível, então carboidratos (que quebram em glicose, um tipo de açúcar simples) podem começar com a sua corrida matinal. Mas fruta ou lanches pré-embalados divulgado “adoçantes naturais” contêm apenas frutose, que é metabolizada no fígado, os músculos não. O resultado: o inchaço.
Leia aqui 10 maneiras de banir o desejo do açúcar definitivamente
Quão ruim é a Dependência de Açúcar APENAS no Estados Unidos?
Os Centros de Controle de Doenças projetam um aumento de duas ou três vezes nas proporções de americanos com diabetes em 2050. Na versão mais simples, um estudo publicado na População Health Metrics projeta que 21% de americanos terão diabetes. Na grande final … 33%.
Em 2013, a pesquisa aluno-professor na faculdade de Connecticut descobriu que, em ratos de laboratório, Oreos, ricos em açúcar e gordura, pode ser tão viciante como cocaína. Dada a opção de Oreos e bolos de arroz, os ratos de teste passou tanto tempo comendo biscoitos como a obtenção de alta sobre a cocaína ou morfina. Por outro lado, os ratos que receberam Oreos foram submetidos a um ensaio que mede a expressão de uma proteína chamada c-Fos, um conhecido marcador de ativação neuronal na parte do cérebro que controla a sensação de prazer. O resultado foi alarmante: Oreos venceu ambas as drogas por uma margem significativa.
“Nossa pesquisa sustenta a teoria de que o alto teor de gordura alimentos /açúcar estimular o cérebro da mesma maneira que a droga causa”, disse Joseph Schroeder, diretor do programa de neurociência comportamental da faculdade.“Isso pode explicar por que algumas pessoas não conseguem resistir a esses alimentos, apesar do fato de que eles sabem que são ruins para eles.”
Estudante Jamie Honohan, que contribuiu com o estudo, acrescentou que “Mesmo que nós associamos riscos significativos para a saúde em tomar drogas como Cocaína e Morfina, alimentos com alto teor de gordura / high-açúcar pode apresentar ainda mais de um perigo por causa de sua acessibilidade e disponibilidade. “
Então, basicamente, Açúcares são drogas legais. Um perfil de 2013 no New York Times revelou a enorme quantidade de pesquisa científica grandes companhias de alimentos têm derramado e desenvolvido mais saborosos, os produtos mais viciantes. Mesmo a maneira de falar sobre o marketing de alimentos cheios de açúcar pode soar um lote terrível como a discussão do negócio com um traficante de drogas.
Ex-executivo da Coca-Cola e COO Jeffrey Dunn explica a lógica de vendas que eles usam: “Quantos bebedores que eu tenho e quantas bebidas eles bebem? Se você perdeu um daqueles usuários pesados, se alguém só decidiu parar de beber? Coke, quantos bebedores você teria que obter, em baixa velocidade, para compensar esse usuário pesado? A resposta é muito. É mais eficiente permanecer com os meus usuários existentes e fazer com que bebam mais. “
O ponto de inflexão, segundo ele, foi quando ele começou a fazer viagens frequentes de marketing para o Brasil e percebi “, essas pessoas precisam de um monte de coisas, mas eles não precisam de uma Coca-Cola.”
E, assim como as drogas ilegais, grandes quantidades de açúcar pode ser muito ruim para você. Além de obesidade e diabetes, o açúcar pode afetar profundamente o seu metabolismo, prejudicar a função cerebral e torná-lo mais suscetível adoenças cardíacas e câncer. Ele pode até mesmo formar rugas prematuras.
Perante tudo isto, é muito provável que você é um super-consumidor. Quase 40% das dietas das crianças agora vêm de açúcares e gorduras saudáveis.
Felizmente, existem passos que você pode tomar para limitar sua ingestão de açúcar, mesmo se a enorme quantidade de produtos açucarados no mercado faz com que seja quase impossível cortar totalmente. Brian Wansink e seus colegas da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign descobriram que a diminuição de visibilidade e comodidade ajudaram os participantes a consumir menos chocolate. Guarda-los em uma gaveta, por exemplo, reduziu o consumo em um terço. Essas e outras descobertas que ligam as barreiras de visibilidade para o acesso tem grandes implicações para a política nacional, como a remoção de máquinas de doces e junk food da escola.
“Há 600 mil itens de alimentos da América. 80% deles têm adição de açúcar”, alerta do reboque Dr. Robert Lustig, da Universidade da Califórnia em professor de medicina pediátrica de San Francisco. Outro alerta que a nossa é a primeira geração de crianças norte-americanas que se esperam que vivem vidas mais curtas do que os seus pais. Em 2050, ele adverte, um terço de nós terão diabetes.
E então? Vai continuar ai se entupindo de açúcar e aceitando passivamente sua dependência e debilidade em frente às consequências mesmo depois de saber disso tudo?
Tenho uma proposta, quase um desafio! Será que consegue ficar sem açúcar durante 30 dias? Não se acha um dependente do açúcar? Será que consegue ser mais forte que o seu vício? Faça o teste!
Comments