Crianças e Legumes - Guia para os Pais
- Lua Paiva
- 4 de out. de 2015
- 3 min de leitura
"Eu gostaria que meus filhos comessem mais legumes, mas eles simplesmente dizem não gostar e não querem."
Se você sofre desse mal em casa também, saiba que não é o único! Temos uma crença que não se pode brincar com o próprio alimento. Pois eu digo que sim, podemos! Principalmente crianças que estão no auge da fase lúdica.
Ter o contato direto com o próprio alimento pode ser tão bom e benéfico quanto imagina! Crianças são sinestésicas, gostam de tocar e tudo colocam na boca, é ótimo para experimentarem e agir de estímulo dizendo: Hummm, que delícia!!! Está ficando forte, bonito, está crescendo!
Crianças funcionam com estímulos positivos, o alimento deve ser fator de proximidade e intimidade. Ensie seu filho de onde vem, como é, brinque com as cores, formatos, texturas etc.
Brinque com os sentidos, cheiro, gosto, tato, permita que seu filho tenha uma ligação íntima com o alimento.

Em primeiro lugar, parabéns por reconhecer os benefícios de saúde em relação aos vegetais.
Consumir uma grande variedade de vegetais podem ter grande impacto na saúde de sua família. No entanto, é importante não forçar os alimentos em seus filhos.
Fazer isso pode realmente aumentar a resistência para tentar novos vegetais ou levá-los a não gostar de legumes completamente. Neste caso, é melhor dar o exemplo e mera exposição. Em outras palavras, deixá-los ver você comer uma grande variedade de legumes todos os dias e saborea-los.
Servir legumes em ambas as refeições de almoço e jantar e não faça uma grande confusão se eles experimentarem ou não. Estima-se que as crianças precisam ser expostas a um novo alimento em uma média de 15 vezes antes de se tornar uma parte de sua dieta regular. Seus filhos vão passar por uma variedade de fases começando apenas olhando.
Eventualmente, ele vai ser servido em seus pratos, provar (possivelmente rejeitadas) e, finalmente, comer de vez em quando. Seja paciente e deixe o processo ocorrer sem força. Não tente enganá-los. Basta ir comendo sua refeição e, então, a curiosidade vai tentá-los.
Uma maneira de incentivar o consumo de vegetais em crianças é plantar seus próprios vegetais em seu jardim. Crianças gostam de participar de cultivo, colheita e degustação do fruto do seu trabalho duro - ou seja, legumes! Todo o processo de plantio e assistir frutas e legumes crescer é verdadeiramente um milagre em seus olhos.
Envolvendo-os na cozinha também é uma ótima maneira de melhorar toda a experiência de refeição. Qualquer refeição onde eles podem escolher a partir de uma variedade de ingredientes é sempre um sucesso em nossa casa. Por exemplo, fazer uma pizza natural caseira com as crianças. Cada um deles começam a fazer a sua própria pizza e aplicar as coberturas.

Eles estão sempre mais dispostos a "adicionar" ingredientes para a pizza deles e dar-lhes uma tentativa do que se você tivesse simplesmente feito. Isso também funciona com a construção de seus próprios lanches ou sanduíches. Eu fico sempre surpresa com o quanto eles realmente colocam de recheio em seus sanduíches. Fornecer uma variedade de acessórios, tais como pepinos, abacates, folhas de espinafre, pimentão, tomate e assistir o sanduíche altaneiro crescer!
As crianças também gostam de mergulhar o dedo nos alimentos. O almoço é uma refeição perfeita para fornecer legumes com molhos. Aipo, brócolis, pimentão-doce, brócolis, cenouras e mergulhados em molho ranch ou humus são favoritos comuns.
Sopas, ensopados e molhos também são um bom lugar para adicionar alguns legumes extra. Corta-se legumes em pedaços pequenos ou purê-los no liquidificador. Só não sobrecarregar o prato com eles ou seus filhos podem rejeitá-la simplesmente devido à mudança drástica.
Boa sorte!
Com Carinho, Lua!
Bjoos!
Comments