Prata Coloidal
- Luana Paiva
- 28 de jan. de 2017
- 8 min de leitura
Muitos desconhecem a prata coloidal, inclusive eu desconhecia até pouco tempo atrás. E ao começar a pesquisar fiquei tão empolgada diante dos benefícios e já comecei a fazer o uso.
O mais curioso é que ao pesquisar sobre os efeitos da prata nos deparamos na internet com o caso do Paul Karanson, o senhor que ficou azul, vulgo 'smurf' pelo uso indevido da prata.

A estória do “homem azul” se tornou um emaranhado de desinformação que foi produzido por uma firma de relações públicas e pago pela indústria farmacêutica. O propósito desta campanha era assustar as pessoas e evitar que elas fizessem uso de prata coloidal.
A tática usada nesta campanha foi dizer que a doença de Paul Karanson foi causada pelo uso de prata coloidal e, portanto, dando a entender que qualquer um que tomasse prata coloidal sofreria do mesmo mal. A verdade é que Paul tem uma doença rara chamada argiria, que deixa a pele em um tom cinza azulado. Ele adquiriu esta doença pois tomava um composto de prata feito em casa que consistia em uma altíssima concentração de prata iônica. Como muitas pessoas ainda hoje, ele achava que estava fazendo prata coloidal. Ele não estava fazendo prata coloidal. Além disso, para deixar a solução ainda mais perigosa, ele adicionava sal e, então, através de eletrólise ele produzia cloreto de prata concentrado com partículas muito grandes, esta solução sabidamente causa argiria. Para piorar as coisas, Paul Karanson não apenas tomava doses elevadas deste perigoso composto, ele também a passava no corpo todo e, então, deitava ao sol para “fixar” o cloreto de prata ao seu corpo. Nos dias sem sol, ele ia se “bronzear” com o perigoso composto em câmaras de bronzeamento artificial.
Bom, daí você pode tirar suas conclusões...
A verdade é que a prata não oferece risco algum desde que de boa procedência e qualidade. Prata coloidal verdadeira é feita com água destilada, pura, com os eletrodos de prata pura, com alta qualidade dos produtos utilizados.
Ao adquirir a prata coloidal confesso que dá certa insegurança por não saber como a mesma é elaborada e manipulada. Pensando nisso, resolvi escrever alguns esclarecimentos sobre esse poderoso antibiótico natural com tantos benefícios.
De acordo com o relatório de produto comercial por Silver-Colloids.com, um site que fornece análises laboratoriais detalhadas de produtos de prata coloidal, existem três tipos distintos de produtos de prata no mercado que são todos rotulados e vendidos como prata "coloidal":
1. Prata Iônica
1. Proteína da Prata
3. Prata Coloidal Verdadeira
Esta deturpação da prata coloidal por fabricantes menos escrupulosos, sem dúvida, levou a algumas das conotações mais negativas para a prata coloidal. Ao comprar prata coloidal, é muito importante certificar-se de que você está recebendo verdadeira prata coloidal, porque, como você verá, as outras duas variedades de prata pode fazer muito mais mal do que bem.
Uma vez que existem riscos para a saúde envolvidos se você selecionar a fórmula errada, eu recomendo que você use prata coloidal apenas sob a orientação e supervisão de um profissional qualificado de saúde alternativa, que pode ajudá-lo a selecionar um produto de alta qualidade.
Soluções de prata iônica - Soluções de prata são tipicamente claras como água ou têm um leve tom amarelo. Os produtores de soluções de prata iônica irá dizer-lhe que a prata coloidal deve se parecer com água clara, mas isso é incorreto, então não se deixe enganar. O termo coloidal significa partículas, não íons.
Para determinar se uma solução é prata iônica, adicione sal de cozinha (cloreto de sódio). Se os íons de prata estiverem presentes, então os íons de cloreto se combinarão com os íons de prata e criarão uma aparência branca e turva. Para obter instruções mais detalhadas sobre como fazer isso, consulte o site Silver Colloids.
A prata iônica não é inteiramente sem mérito, mas uma vez que os produtos de prata iônicos contêm uma percentagem tão baixa de partículas de prata, estes produtos não serão tão eficazes quanto a prata coloidal verdadeira, que tem uma área de superfície de partícula muito maior em relação ao teor de prata total.
A prata iônica é ainda um forte anti-microbiano, e pode ser efetivamente usado em situações onde o cloreto NÃO está presente. Quando o cloreto está presente - tanto dentro de seu corpo - quanto em pequena partícula de prata está presente na solução sobreviverá para produzir benefício, mas novamente, não tão eficaz como uma verdadeira solução coloidal.
Nota: Se você tomar produtos de prata iônica de acordo com a dosagem recomendada pelo fabricante, não causará argiria, uma condição que faz com que sua pele se torne azul-cinza.
Proteína de prata - os produtos de proteína de prata são o segundo tipo mais prevalente dos chamados produtos de prata coloidal no mercado. Estes produtos são uma combinação de partículas de prata metálicas e um ligante de proteína para manter as partículas em suspensão. Um dica que é um produto de proteína de prata é se ele afirma ter altas concentrações de prata coloidal (tipicamente na faixa de 60 a 20.000 ppm).
Dos três tipos de prata coloidal, os produtos de proteína de prata têm a área de superfície de partícula mais baixa para uma determinada concentração de prata, tornando a prata inacessível para a absorção segura e eficaz pelo seu corpo. Devido a isso, você quer evitar todos os produtos de proteína de prata.
Para descobrir se você tem um produto de proteína de prata em vez de um verdadeiro coloide de prata, procure estas características:
Espuma: Quando agitado, um produto de proteína de prata produz espuma acima do líquido que persistirá por minutos depois de ser agitada. Este é provavelmente o único indicador mais confiável.
Concentração: Os produtos de proteína de prata tendem a ter valores de concentração muito elevados, tipicamente na gama de 60 a 20 000 ppm.
Cor: A cor varia de âmbar claro a quase preto com uma concentração crescente de prata.
Perigo Potencial - Alto. Devido à alta concentração de grandes partículas de prata, produtos de proteína de prata são conhecidos por causar argiria, que transforma sua pele azul-cinza.
Verdadeira prata coloidal - Verdadeiros produtos de prata coloidal são o tipo menos freqüente de prata coloidal no mercado devido ao alto custo de produção. Na prata coloidal verdadeira, a maior parte do teor de prata está na forma de partículas de prata. Os coloides verdadeiros conterão tipicamente entre 50 e 80 por cento de partículas, enquanto o equilíbrio será de íons de prata.
Devido à alta concentração de partículas de prata, verdadeiros coloides de prata nunca são claros como a água. A verdadeira prata coloidal com uma concentração suficiente de partículas não se parece com água porque as partículas de prata - mesmo partículas muito pequenas - bloqueiam a passagem da luz, fazendo com que o líquido pareça mais escuro.
Perigo Potencial - Nenhum. Devido à concentração muito baixa de prata iônica e pequeno tamanho de partícula, verdade colóides de prata não causam argiria.
Afinal, para que serve a Prata Coloidal?
A prata coloidal tem sido conhecida como um antibiótico natural extremamente eficaz durante séculos. Mas em décadas passadas, a pesquisa mostrou que a prata coloidal pode até erradicar micróbios resistentes a antibióticos como MRSA, Influenza Aviária (gripe das aves) e o vírus da Corona Humana (SARS).
Em meados da década de 1970, o Dr. Robert O. Becker na Universidade Médica de Siracusa começou sua pesquisa pioneira em prata coloidal. Ele concluiu mais tarde:
"O que fizemos foi redescobrir o fato de que a prata mata as bactérias, fato que, na verdade, era conhecido há séculos ... Todos os organismos que testamos eram sensíveis ao íon de prata gerado eletricamente, incluindo alguns que eram resistentes a todos os antibióticos conhecidos ... Nenhum dos casos tiveram quaisquer efeitos secundários indesejáveis do tratamento de prata aparente. "
No entanto, o efeito anti-microbiano inato da prata era realmente de conhecimento comum entre os médicos cerca de 60 anos antes do tempo de Becker. De fato, no início dos anos 1900, Alfred Searle, fundador da companhia farmacêutica global Searle, já havia descoberto que a prata em sua forma coloidal líquida poderia matar até mesmo os mais mortíferos dos agentes patogênicos. Em seu livro Colloids in Biology and Medicine, 1919, Searle escreveu:
"A aplicação de prata coloidal a seres humanos tem sido feita em um grande número de casos com resultados surpreendentemente bem sucedidos ... tem a vantagem de ser rapidamente fatal para os micróbios sem ação tóxica em seu hospedeiro.É bastante estável.Ele protege coelhos de dez vezes a Dose letal de tétano ou toxina diftérica ".
Ao contrário dos antibióticos prescritos, a prata não cria resistência ou imunidade em patógenos mortos por ela.
Como utilizar a Prata Coloidal
O Comitê de Segurança da Prata anunciou a criação da Pirâmide de Segurança de Prata, que é projetada para permitir que qualquer pessoa facilmente determinar os níveis de uso seguro de qualquer suplemento dietético contendo prata, normalmente conhecido como prata iônica ou prata coloidal.
O Comitê de Segurança da Prata é formado por médicos, professores de química e líderes mundiais em defesa da liberdade de saúde.
De acordo com Herbert Slavin, M.D., diretor do Instituto de Medicina Avançada em Lauderhill, Flórida, e um membro do Comitê:
"Esta é uma área onde a confusão e preocupação é desenvolvida desnecessariamente. O fato é que a prata é completamente segura quando usada dentro dos limites normais. O governo dos EUA fornece uma diretriz muito clara para a ingestão oral segura. Nós fornecemos, simplesmente, um método fácil para aplicar essa diretriz para o uso seguro de qualquer suplemento de prata."
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA tem uma diretriz chamada Dose de Referência (RfD) para limites seguros na ingestão diária de prata. Diretriz RfD da EPA é especificamente destinado a manter a ingestão de uma pessoa de prata abaixo do nível que poderia eventualmente descolorir a pele.
Jeffrey Blumer, Ph.D., diretor do Centro de Pesquisa de Medicamentos, o maior centro de pesquisa clínica de medicamentos pediátricos do mundo, e ex-diretor do Centro de Controle de Envenenamento de Greater Cleveland:
"As substâncias comuns como sal de mesa e aspirina são inofensivas com o uso normal, mas a ingestão excessiva pode se tornar tóxica e até mesmo com risco de vida. Com o uso responsável normal, suplementos de prata são totalmente inofensivos para os seres humanos."
A Pirâmide de Segurança de Prata é baseada nas Diretrizes de Segurança Silver do Comitê, que recomenda que a ingestão de prata de uma pessoa de suplementos dietéticos seja limitada a 25% do limite recomendado pela EPA para a ingestão diária total de prata.
Ele utiliza o Silver Safety Calculation, uma fórmula matemática simples que permite a uma pessoa determinar facilmente o quanto tomar de qualquer produto contendo prata para permanecer dentro das diretrizes de segurança.
A diretriz EPA RfD é expressa em termos de microgramas de prata. Praticamente todos os suplementos de prata, por outro lado, são rotulados em termos de partes por milhão (ppm), que é a concentração de prata na água, e não microgramas. Com o Silver Safety Calculation, basta conectar os quilos de peso corporal e o ppm de prata em qualquer suplemento de prata que você esteja usando, e calcula os limites apropriados para você.
O Silver Safety Calculation é bastante simples: 12 vezes libras dividido por ppm é igual a gotas por dia.
A Silver Pyramid de Segurança fornece diretrizes para determinar limites de uso seguro de três perspectivas:
- Uso diário - Uso de curto prazo - Vida inteira

"Esta é uma informação útil para todos os interessados em usar a prata para a saúde", acrescentou Baird. "Se as pessoas seguirem estas diretrizes, elas podem usar suplementos de prata enquanto permanecem plenamente confiantes de que não estão se expondo a riscos".
O site do Comitê inclui a Silver Safety Auto-Calculator, que executa automaticamente a matemática na Silver Pyramid de Segurança para você. O site também tem uma seção de Educação e FAQ, que ajuda a esclarecer os significados de termos como ppm, prata iônica, prata coloidal, e muito mais.
O site é http://www.silversafety.org
Se quer adquirir a prata em fonte confiável, recomendo Alkaprata:
Commenti